05 December 2007

SYDNEY E AUSTRÁLIA


VISÃO GERAL DA CIDADE

Sydney é realmente uma das cidades mais lindas do mundo. Trata-se de uma cidade construída no meio de uma beleza natural singular. A cidade é repleta de água e verde por todos os lados. Existem inúmero recantos naturais que mesmo morando por aqui leva-se um certo tempo para se conhecer. Sydney é uma cidade bem horizontal, se espalha por dezenas de kilômetros. O centro da cidade é o que chamamos de Sydney CBD, é o centro financeiro da cidade e onde abriga os grandes prédios de várias empresas grandes e multinacionais. Do centro da cidade exite transporte de todos os tipos para vários cantos da cidade. Os principais meios de transporte público são: ônibus, trem e barco. Aliás, devido à sua geografia, a cidade faz um uso bastante intenso do transporte marítimo. O ponto principal é a Circular Quay, e de lá partem barcos para vários pontos da cidade, desde Manly até Parramata. A baía de Sydney é onde os barcos atravessam com maior frequência e é um dos cartões postais da cidade. A famosa Opera House fica ao lado da Circular Quay e de frente à baía, um localização privilegiada. Uma coisa que surpreende qualquer visitante é a quantidade de asiáticos na cidade, principalmente nos bairros de Chinatown e Chatswood. Contrário ao costume brasileiro de apelidar todo oriental de "japa" aqui o mais adequado seria chamar de "china"eheheh pois a maior parte dos asiáticos que encontramos nas ruas são chineses. Em determinados lugares como no bairro de Chinatown a impressão que se dá é que você está na China.

Muita gente compara Sydney com outras cidades brasileiras, mas na minha opnião tal comparação é difícil, de repente seria parecido com Barcelona, mas como nunca fui à Espanha, não tem como eu ter certeza. Muita gente também pensa que a cidade é bem americanizada, discordo, diria que Rio e São Paulo são muito mais americanizadas do que qualquer cidade da Austrália, vide a réplica da Estátua da Liberdade na Barra, Rio de Janeiro. A cultura e a arquitetura da cidade se aproximam mais do Reino Unido. Eu criei vários outros posts que abordam diferentes aspectos da cidade e do país de uma maneira geral: praias, o povo, os cangurus, outras cidades, etc.



Atravessando a "Harbour Bridge"


Sydney é a capital do estado de New South Wales, ou Nova Gales do Sul em português. É a maior cidade da Austrália e a mais antiga, desde a época do descobrimento. O navegador inglês Capitão Cook desembarcou na Botanic Bay em 1770 e tomou posse da terra em nome da Inglaterra, daí você tem uma noção de como a Austrália é uma nação nova, com pouco mais de dois séculos de vida! Muita gente confunde Sydney como a capital da Austrália mas na verdade ela nunca foi. Melbourne, cidade australiana onde ocorrem grande eventos esportivos como Fórmula 1, foi capital da Austrália desde a fundação da Federação em 1901 até 1927 quando o parlamento se mudou para Canberra, numa história muito parecida com a nossa mudança de capital do Rio para Brasília. Canberra, tal como Brasília é também uma cidade planejada e é a maior cidade da Austrália que não é localizada no litoral.



A Harbour Bridge é um dos cartões postais da cidade. Ela liga o norte ao centro e na hora do rush está sempre congestionada, mas o trânsito anda mesmo assim. Uma opção para atravessar o centro da cidade sem usar a ponte é usar a Harbour Tunnel que é um túnel que começa ao norte, passa por debaixo da Baía de Sydney e termina ao sul depois de passar por debaixo do centro. Quem sabe algum dia exista um túnel também ligando Rio - Niterói... A ponte é também o centro das atenções na queima de fogos do fim de ano, cada ano eles põem um tema num enorme paniel pendurado na ponte. Para os aventureiros, é possível escalar a ponte até o topo por uma bagatela de cerca de 200 dólares, o link está abaixo que deseja se aventurar:

http://www.bridgeclimb.com


A foto do lado eu tirei da barca que faz o serviço do trajeto Manly - Circular Quay. Circular Quay comparando com o Rio é como se fosse a Praça XV, mas como a cidade faz maior uso da Baía, existem mais terminais. A Opera House está no extremo direito da foto enquanto a Sydney Tower (Torre de Sydney) está do lado esquerdo. Aliás um excelente lugar para se tirar fotos da cidade é da Sydney Tower, de acordo com os locais é uma das mais altas torres do mundo e a a mais alta do Hemisfério Sul. Por falar nisso, assim como existem estatísticas no Brasil comparando com o restante da América Latina, a Austrália costuma comparar estatísticas com o restante do Hemisfério Sul.

1 comment:

Ed said...

Sei que o blog está em construção mas não aguentei, vou estreiar ! (risos)

Está excelente meu camarada ! Escrita muito interessante e divertida. Adorei o papo do canguru e do "Ohh áááguaaaa". Mas pode falar : não sente falta daquela manjubinha com guaraná não ? Putz, eu tô sentindo falta do guaraná... vou até "importar" alguns de umas lojas especializadas q tem por aqui.

Aos poucos vamos fazendo as comparações entre colonizador e colonizado ! ehehe

Abraços.