14 December 2007

AS PRAIAS


AS PRAIAS

E as praias? Bom, estou aqui ha mais de um ano e ainda não conheço todas só para se ter uma idéia. Existem praias e mais praias, é uma cidade de praias. Se você gosta muito de praias esse é o lugar. Existem praias para tudo o que é gosto. Tem praia de água parada, boa para mergulhar, tem praia de águas rasas, boa para as crianças, tem praia de ondas altas, boa para os surfistas, e tantas outras. O verão ferve, de outubro até abril a água está numa temperatura legal e dá para curtir uma prainha. As praias são bem organizadas em Sydney. Existe demarcação na praia onde delimita a área dos surfistas, dos banhistas e dos barcos e isso é respeitado. Em grande parte das praias é proibido consumir bebida alcólica. Também é proibido vender mercadorias. É extremamente comum para os australianos levar comida para a praia. O lixo as pessoas levam de volta de modo que as praias continuam sempre limpas. O que eu gosto muito das praias da Austrália é essa organização e a oportunidade de ouvir o barulho das ondas sem estar ninguém gritanto: "ohhh áaaaguuaaa!!!".


A praia mais famosa de Sydney e da Austrália é a Bondi beach. É também a praia mais agitada e é considerada a praia point para os visitantes. Várias personalidades famosas já passaram por Bondi Beach como Rowan Atkinson (Mr. Bean), Silverster Stallone, Paris Hilton, etc. Bondi é cheia de turistas e é residência de vários estudantes que vêm para Sydney não só para estudar mas também para surfar e badalar. Bondi também é lar de muitos brasileiros que estão de passagem. É normal andar pelas ruas de Bondi e encontrar alguém falando português brasileiro. Bondi beach é uma bela de uma praia, quem passa por lá vale a pena fazer a caminhada pela costa desde Bondi até Coogee beach, é uma vista espetacular com a imensidão do mar azul do oceano pacífico e as ondas indo de encontro nos penhascos.

Manly beach diria que é a segunda praia mais badalada de Sydney com também grande número de turistas. Apesar de morarmos perto de Manly não costumamos frequentar essa praia justamente por ser muito badalada, com família procuramos um cantinho mais sossegado. Para se chegar a Manly partindo do Centro, você deve pegar um barco na Circular Quay, o trajeto dura cerca de 30 min ou 15 min no equivalente do nosso catamarã. O próprio trajeto já é um passeio pois o barco atravessa a Baía de Sydney rumo ao norte.

Freshwater beach é a praia que mais frequentamos nessa região onde moramos, vai muita família, tem salva-vidas e é organizada. Algumas praias, tal como Freshwater, têm uma piscina pública de 50 metros com a própria água do mar. Algumas ainda têm piscininha infantil com água bem rasa. A temperatura da água eu diria que é mais ou menos igual à temperatura da água nas praias do Rio quando aqui é verão. Com relaçãoà lotação, as praias não enchem tanto. As praias mais badaladas costumam ficar bastante lotadas mas nada comparado à Copacabana ou Ipanema a 40 graus. Os australianos não usam muito sombrinha quando ficam na areia, em vez disso usam uma cabaninha tipo camping que filtra dos raios UV do sol. A maioria não usa nada, apenas protetor solar que aliás aqui é mais em conta que no Brasil e é muito mais fácil encontrar protetores fator 30 em diante. Estacionamento na praia custa caro, mas se você chegar cedo é possível encontrar vagas em ruas vizinhas.

A Austrália é banhada pelo Oceano Pacífico no litoral leste do país e pelo Oceano Índico no litoral oeste. As águas são clarinhas do tipo azul piscina, não há poluição a não ser do tipo natural quando chove. Um mergulho pela Shelly Beach, uma praia de águas paradas mostra inúmeros cardumes.

Piscina pública

No comments: