14 December 2007

OS BICHOS DA AUSTRÁLIA


OS CANGURUS

Vocês devem estar se perguntando: e os cangurus? Bom... esses, por incrível que pareça, são difíceis de ver se você está na cidade. O ideal, se você está em Sydney ou em outra capital, é ir a um dos parques onde normalmente eles estão ou simplesmente ir ao zoológico. Alguns parques os animais nativos da Austrália tais como o koala e o canguru, ficam livres e as pessoas podem alimentá-los e tocá-los. Esses parques ficam mais afastados do centro e você tem que pagar para entrar.
Outra maneira de ver os cangurus é sair da cidade e dirigir para o interior, mas cuidado para não atropelar um na estrada, pois é, nas estradas que saem das principais cidades, é normal encontrar vários cangurus atropelados, é sinistro parece uma carnificina pela grande quantidade de animais mortos pela estrada.

Os cangurus são animais bem amigáveis, quase como um animal de estimação. Eles têm um pelo macio, como de um cachorro e pelo menos nos parque, eles não parecem temer os humanos, provavelmente por causa da comida. Existem algumas raças de cangurus que são mais selvagens como o da figura ao lado, esses ficam atrás das cercas e as pessoas não têm acesso a eles para tocá-los. Os cangurus são mamíferos da sub-classe de marsupiais, que parece que só existe mesmo na Austrália. É um dos animais símbolos da Austrália e inclusive faz parte do Brasão da Austrália junto com o Emu, um outro animal típico do país.

OS KOALAS

Os koalas são muito fofos e ao contrário que muita gente imagina eles não são ursos e sim outra espécie de marsupiais. Todos os marsupiais têm em comum uma bolsa externa para o crescimento dos bebês. Os koalas barram de longe o nosso bicho preguiça no quesito sono, eles dormem muuuuuito e é difícel fotografá-los acordados. Eles têm unhas bem afiadas para poderem ficar agarrados nos troncos das árvores enquanto dormem. De vez enquando alguns caem dos troncos dormindo, deve ser um susto eheheh. O seu alimento preferido é o eucalipto e parece que eles não comem nada mais além disso, talvez por isso precisem dormir tanto.



O SORRISO DO LAGARTO

Esse lagarto daí do lado é o tipo de bicho bastante comum. Não sei muito sobre esses animais, mas de acordo com algumas pesquisas que fiz, eles são carnívoros, são chamados de goanas, fazem parte do folclore australiano e são parte da dieta de muitos povos aborígenes (indígenas da Austrália). Dizem também que são répteis bem inteligentes, mas ainda não tive chance de jogar xadrez com eles. Geralmente eles são encontrados em parques, esse daí da foto eu tirei no Jardim Botânico (Royal Botanic Garden), mas de vez em quando no meio da vegetação nas ruas é possível encontra-los.



OUTROS ANIMAIS

Existem muitos bichos nativos que mereciam um blog particular para descreve-los. Aos poucos eu vou adicionando outros tipos de animais aqui nesta seção.

No comments: