O POVO
Não é o jornal "O POVO" e sim sobre os Australianos. Posso dizer que de uma maneira geral o povo da Austrália é bem educado, gentil e solidário. As exceções que existem são as ovelhas negras que existem em qualquer lugar do mundo ou então a pessoa não é australiana, pois aqui tem muitos imigrantes. O povo australiano goza de um padrão de vida muito alto comparado com os padrões brasileiros, ou mesmo com outros países desenvolvidos. Mesmo assim, o povo daqui é bastante simples. Não é muito comum aquele tipo "playboy", "mauricinho" ou "patricinha". Os jovens parecem que têm uma maneira em comum se vestir, as mulheres usam tecido por cima de tecido e um óculos escuro do tamanho de Júpiter, estilo da década de 70. Os homens usam um bermudão (que também é usado para ir à praia) e o cabelo despentiado ou que parece que foi lavado no mar. O restante das faixas etárias o estilo de vestir é mais ou menos parecido com o nosso. A maneira informal de se vestir é bem descontraída. É comum as pessoas andarem descalças nas ruas, andarem de chinelo havaianas em vôos domésticos, motoristas de ônibus trabalhando de bermuda, etc. O espírito de comunidade também é grande, tipo cada um faz a sua parte para todos poderem desfrutar. As pessoas respeitam a "coisa pública" ou coisa que não te pertence, por exemplo, existem lugares em parques em que se é permitido levar cães. Ao longo desses parques existem sacolas de plástico para que os donos possam usar para limpar a "sujeira" de seus cães, absolutamente nínguém rouba. Se você por um acaso deixar alguma coisa em algum lugar, tipo um parque, você pode voltar para buscar que muito provavelmente ainda vai estar lá. Atos de vandalismo são muito baixos na Austrália e se existirem, existem recompensas para os denunciantes e fortes multas para os infratores.
14 December 2007
AS PRAIAS
AS PRAIAS
E as praias? Bom, estou aqui ha mais de um ano e ainda não conheço todas só para se ter uma idéia. Existem praias e mais praias, é uma cidade de praias. Se você gosta muito de praias esse é o lugar. Existem praias para tudo o que é gosto. Tem praia de água parada, boa para mergulhar, tem praia de águas rasas, boa para as crianças, tem praia de ondas altas, boa para os surfistas, e tantas outras. O verão ferve, de outubro até abril a água está numa temperatura legal e dá para curtir uma prainha. As praias são bem organizadas em Sydney. Existe demarcação na praia onde delimita a área dos surfistas, dos banhistas e dos barcos e isso é respeitado. Em grande parte das praias é proibido consumir bebida alcólica. Também é proibido vender mercadorias. É extremamente comum para os australianos levar comida para a praia. O lixo as pessoas levam de volta de modo que as praias continuam sempre limpas. O que eu gosto muito das praias da Austrália é essa organização e a oportunidade de ouvir o barulho das ondas sem estar ninguém gritanto: "ohhh áaaaguuaaa!!!".
Manly beach diria que é a segunda praia mais badalada de Sydney com também grande número de turistas. Apesar de morarmos perto de Manly não costumamos frequentar essa praia justamente por ser muito badalada, com família procuramos um cantinho mais sossegado. Para se chegar a Manly partindo do Centro, você deve pegar um barco na Circular Quay, o trajeto dura cerca de 30 min ou 15 min no equivalente do nosso catamarã. O próprio trajeto já é um passeio pois o barco atravessa a Baía de Sydney rumo ao norte.
A Austrália é banhada pelo Oceano Pacífico no litoral leste do país e pelo Oceano Índico no litoral oeste. As águas são clarinhas do tipo azul piscina, não há poluição a não ser do tipo natural quando chove. Um mergulho pela Shelly Beach, uma praia de águas paradas mostra inúmeros cardumes.
OS BICHOS DA AUSTRÁLIA
OS CANGURUS
Vocês devem estar se perguntando: e os cangurus? Bom... esses, por incrível que pareça, são difíceis de ver se você está na cidade. O ideal, se você está em Sydney ou em outra capital, é ir a um dos parques onde normalmente eles estão ou simplesmente ir ao zoológico. Alguns parques os animais nativos da Austrália tais como o koala e o canguru, ficam livres e as pessoas podem alimentá-los e tocá-los. Esses parques ficam mais afastados do centro e você tem que pagar para entrar.
Outra maneira de ver os cangurus é sair da cidade e dirigir para o interior, mas cuidado
Os cangurus são animais bem amigáveis, quase como um animal de estimação. Eles têm um pelo macio, como de um cachorro e pelo menos nos parque, eles não parecem temer os humanos, provavelmente por causa da comida. Existem algumas raças de cangurus que são mais selvagens como o da figura ao lado, esses ficam atrás das cercas e as pessoas não têm acesso a eles para tocá-los. Os cangurus são mamíferos da sub-classe de marsupiais, que parece que só existe mesmo na Austrália. É um dos animais símbolos da Austrália e inclusive faz parte do Brasão da Austrália junto com o Emu, um outro animal típico do país.
OS KOALAS
O SORRISO DO LAGARTO
.jpg)
OUTROS ANIMAIS
Existem muitos bichos nativos que mereciam um blog particular para descreve-los. Aos poucos eu vou adicionando outros tipos de animais aqui nesta seção.
05 December 2007
SYDNEY E AUSTRÁLIA
.jpg)
VISÃO GERAL DA CIDADE
Sydney é realmente uma das cidades mais lindas do mundo. Trata-se de uma cidade construída no meio de uma beleza natural singular. A cidade é repleta de água e verde por todos os lados. Existem inúmero recantos naturais que mesmo morando por aqui leva-se um certo tempo para se conhecer. Sydney é uma cidade bem horizontal, se espalha por dezenas de kilômetros. O centro da cidade é o que chamamos de Sydney CBD, é o centro financeiro da cidade e onde abriga os grandes prédios de várias empresas grandes e multinacionais. Do centro da cidade exite transporte de todos os tipos para vários cantos da cidade. Os principais meios de transporte público são: ônibus, trem e barco. Aliás, devido à sua geografia, a cidade faz um uso bastante intenso do transporte marítimo. O ponto principal é a Circular
.jpg)
Muita gente compara Sydney com outras cidades brasileiras, mas na minha opnião tal comparação é difícil, de repente seria parecido com Barcelona, mas como nunca fui à Espanha, não tem como eu ter certeza. Muita gente também pensa que a cidade é bem americanizada, discordo, diria que Rio e São Paulo são muito mais americanizadas do que qualquer cidade da Austrália, vide a réplica da Estátua da Liberdade na Barra, Rio de Janeiro. A cultura e a arquitetura da cidade se aproximam mais do Reino Unido. Eu criei vários outros posts que abordam diferentes aspectos da cidade e do país de uma maneira geral: praias, o povo, os cangurus, outras cidades, etc.
Atravessando a "Harbour Bridge"
Sydney é a capital do estado de New South Wales, ou Nova Gales do Sul em português. É a maior cidade da Austrália e a mais antiga, desde a época do descobrimento. O navegador inglês Capitão Cook desembarcou na Botanic Bay em 1770 e tomou posse da terra em nome da Inglaterra, daí você tem uma noção de como a Austrália é uma nação nova, com pouco mais de dois séculos de vida! Muita gente confunde Sydney como a capital da Austrália mas na verdade ela nunca foi. Melbourne, cidade australiana onde ocorrem grande eventos esportivos como Fórmula 1, foi capital da Austrália desde a fundação da Federação em 1901 até 1927 quando o parlamento se mudou para Canberra, numa história muito parecida com a nossa mudança de capital do Rio para Brasília. Canberra, tal como Brasília é também uma cidade planejada e é a maior cidade da Austrália que não é localizada no litoral.

A Harbour Bridge é um dos cartões postais da cidade. Ela liga o norte ao centro e na hora do rush está sempre congestionada, mas o trânsito anda mesmo assim. Uma opção para atravessar o centro da cidade sem usar a ponte é usar a Harbour Tunnel que é um túnel que começa ao norte, passa por debaixo da Baía de Sydney e termina ao sul depois de passar por debaixo do centro. Quem sabe algum dia exista um túnel também ligando Rio - Niterói... A ponte é também o centro das atenções na queima de fogos do fim de ano, cada ano eles põem um tema num enorme paniel pendurado na ponte. Para os aventureiros, é possível escalar a ponte até o topo por uma bagatela de cerca de 200 dólares, o link está abaixo que deseja se aventurar:
http://www.bridgeclimb.com
A foto do lado eu tirei da barca que faz o serviço do trajeto Manly - Circular Quay. Circular Quay comparando com o Rio é como se fosse a Praça XV, mas como a cidade faz maior uso da Baía, existem mais terminais. A Opera House está no extremo direito da foto enquanto a Sydney Tower (Torre de Sydney) está do lado esquerdo. Aliás um excelente lugar para se tirar fotos da cidade é da Sydney Tower, de acordo com os locais é uma das mais altas torres do mundo e a a mais alta do Hemisfério Sul. Por falar nisso, assim como existem estatísticas no Brasil comparando com o restante da América Latina, a Austrália costuma comparar estatísticas com o restante do Hemisfério Sul.
A Harbour Bridge é um dos cartões postais da cidade. Ela liga o norte ao centro e na hora do rush está sempre congestionada, mas o trânsito anda mesmo assim. Uma opção para atravessar o centro da cidade sem usar a ponte é usar a Harbour Tunnel que é um túnel que começa ao norte, passa por debaixo da Baía de Sydney e termina ao sul depois de passar por debaixo do centro. Quem sabe algum dia exista um túnel também ligando Rio - Niterói... A ponte é também o centro das atenções na queima de fogos do fim de ano, cada ano eles põem um tema num enorme paniel pendurado na ponte. Para os aventureiros, é possível escalar a ponte até o topo por uma bagatela de cerca de 200 dólares, o link está abaixo que deseja se aventurar:
http://www.bridgeclimb.com
Subscribe to:
Posts (Atom)